• Banner da campanha Outubro Rosa 2017
  • Programa de Estágio

Geofísica

27/04/2017 15:00

CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de quatro projetos realizados em parceria com a CBPM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), continuando o programa de disponibilização de dados geocientíficos, divulga as imagens georreferenciadas de quatro aerolevantamentos geofísicos adquiridos entre 2006 e 2015 em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os quatro projetos aerogeofísicos totalizam uma área de aproximadamente 162.000 km² e localizam-se no Estado da Bahia.

A ação é um dos pilares definidos pela diretoria para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade. A captação se deu com espaçamento de 500 m entre as linhas de voo, altura de voo de 100 m e direção das linhas de voo N-S. Conforme ilustração acima, nessa etapa foram disponibilizadas as imagens dos seguintes projetos:

3012: Campo Alegre de Lourdes – Mortugaba (2006);
3026: Ipirá – Ilhéus (2011);
3027: Porto Seguro – Caravelas (2011);
3032: Extremo Oeste da Bahia (2015).

Os diversos produtos derivados do processamento de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos desses e outros aerolevantamentos do Estado da Bahia estão disponíveis para venda pela CBPM às entidades privadas. Instituições de ensino e órgãos públicos podem ter acesso gratuitamente, basta encaminhar os pedidos ser encaminhados para cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br. Clique aqui para maiores informações.

Segundo o diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena Neto “a aerogeofísica é a essência da exploração mineral técnico-científica moderna e ações deste tipo, certamente, provocará um aumento na atividade de exploração mineral e no conhecimento geológico da Bahia, atraindo investimentos por parte da iniciativa privada e agilizando o processo de geração de novas jazidas e seus aproveitamentos”.

O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, completa que “essa é a primeira disponibilização de imagens GEOTIFFS gratuita ao público de projetos que não foram adquiridos exclusivamente pela CPRM, demonstrando o sucesso de parcerias entre os diversos órgãos de mineração do país. Em breve, imagens de projetos aerogeofísicos do Estado de Goiás também serão divulgadas, com a devida autorização da Secretaria de Mineração do Estado”.

Os dados aerogeofísicos e geoquímicos da CPRM, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema GEOSGB, acessado através do site da CPRM. Clique aqui para ter acesso as imagens geotiffs.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil (CPRM)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.