• Banner Policlínicas Regionais

Notícias

03/10/2017 15:50

Permuta vai dinamizar logística na Litoteca da CBPM

Uma reunião realizada na segunda-feira (02), na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), discutiu a cessão de uma parte da área ocupada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, onde são armazenadas amostras de solo, sedimento de corrente e outros materiais em depósitos menores que os galpões principais.

No local será instalada uma academia para treinamento de oficiais do Corpo de Bombeiros. Em troca a Sudic vai ceder outro depósito ao lado do galpão principal da Litoteca onde atualmente está armazenado todo o acervo de amostras, dispostas em prateleiras catalogadas e organizadas por projeto de pesquisa da CBPM.

A mudança vai otimizar a manipulação das amostras porque além da proximidade o novo espaço possibilita a instalação de outras prateleiras, o que facilita a ampliação do acervo. Além disso, todo o material armazenado nos galpões atuais será transportado pelo Corpo de Bombeiros com supervisão da CBPM.

Existem atualmente na Litoteca mais de 95 mil metros de furos de sondagem organizadas em mais de 19 mil caixas, com aproximadamente cinco metros cada. O volume de amostras, aliado à diversidade de substâncias minerais encontradas no subsolo baiano, torna o acervo da CBPM um dos mais importantes e diversificados do Brasil.

Participaram da reunião Valbério Sá (chefe da Litoteca), Gerson Evangelista (Gerente Administrativo), ambos da CBPM, o presidente da Sudic e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além do Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado José Neto.

Fonte: Texto: Amarildo Barbosa (Semae/CBPM)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.