Mineração

20/11/2017 09:30

Eduardo Ledsham é o novo CEO da Bamin

Em nota na última quinta-feira (9), a Bamin, que é controlada pelo Eurasian Resources Group (ERG), do Cazaquistão, divulgou a saída de Menezes e agradeceu o executivo pelo serviço prestado enquanto esteve no comando da mineradora. Menezes estava no cargo desde maio de 2015.

Desde agosto do ano passado, Ledsham esteve à frente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), cargo ao qual renunciou no início do segundo semestre. O executivo se formou em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1985. Ele possui MBA em Finanças/Ibmec no Rio de Janeiro (1994), pós-graduação em avaliação de Empresas e Projetos na FGV no Rio de Janeiro (1996) e MBA em Gestão na Fundação Dom Cabral, em Belo Horizonte (1997). Especializou-se em Gestão e Liderança no IMD na Suíça (2007) e no MIT nos Estados Unidos, em 2005. Possui também especialização em Estratégia e Avaliação Econômica na Warton School, nos Estados Unidos (2000).

Entre 2012 a 2015, Ledsham foi CEO da B&A Mineração, empresa criada por Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, falecido em 2016. Foi também diretor global de Exploração e Desenvolvimento de Projetos Minerais e diretor global de Energia, Fertilizantes, Exploração, Desenvolvimento e Implantação de Projetos na Vale, onde trabalhou por 26 anos.

Em uma reunião de apresentação realizada com os trabalhadores da empresa, Ledsham falou sobre sua motivação para avançar frente ao desafio de tirar o projeto do papel. "Estou aqui para somar e buscar novas parcerias que contribuam para a viabilização do projeto", disse.

A Bamin desenvolve atualmente o projeto Pedra de Ferro, que tem o objetivo de produzir 18 milhões de toneladas anuais de minério de ferro. O empreendimento, localizado em Caetité (BA), depende do apoio logístico do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) para escoar a produção da commodity. Com informações da Bamin.