• Banner Policlínicas Regionais

Notícias

28/11/2017 11:20

Companhia Baiana de Pesquisa Mineral participa da FENAGRO 2017

Comemorando 45 anos no próximo dia 18 de Dezembro, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), leva para o Parque de Exposições de Salvador parte do trabalho desenvolvido por meio do Programa de Inclusão Social da Mineração (PRISMA), com a exposição de artesanato mineral produzido em várias regiões do Estado, e amostras de minerais do Museu Geológico da Bahia. Durante abertura oficial da feira, no último domingo (26), o stand montado na Avenida do Agronegócio recebeu as visitas do Vice Governador do Estado, João Leão, e dos secretários estaduais de agricultura, Vítor Bonfim, e de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues, recepcionados pelo diretor administrativo da CBPM, Wesley Faustino, que representou o presidente da companhia, Hari Alexandre Brust.

Além do projeto de artesanato mineral, que dá suporte à extração e beneficiamento em pequena escala a mineradores reunidos em associações e cooperativas, através do PRISMA também são desenvolvidas ações em outras áreas, a exemplo do Projeto Paralelepípedos, voltado à formação e treinamento de mão-de-obra para produção de materiais de pavimentação em diversos municípios baianos, predominantemente na região do semiárido. Entre os produtos expostos durante a FENAGRO, que podem ser adquiridos pelos visitantes, destacam-se adornos, bijuterias, estatuetas, gemas lapidadas e objetos utilitários produzidos com minerais encontrados em diversas regiões de nosso Estado.

O estande da CBPM também dispõe de um espaço para exposição do acervo do Museu Geológico da Bahia (MGB). São rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis do Brasil, principalmente da Bahia. Um dos destaques são os painéis do Projeto Geologar, uma parceria entre o MGB e o Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral do Instituto de Geociência da UFBA, além de um telescópio que pode ser utilizado por todos que visitam o espaço. A exposição é apenas uma amostra do acervo do Museu inaugurado em 1975, que conta com quase 30 mil peças catalogadas. A FENAGRO acontece entre os dias 25 de novembro a 03 de dezembro, com horário de funcionamento das 08h às 22h.

Edição de Texto: Rodrigo Castro

Fonte: Semae (CBPM)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.