• Banner Policlínicas Regionais

Geofísica

21/12/2017 12:20

Publicação lançada pela CBPM é a principal referência em geofísica na Bahia

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust, recebeu das mãos dos autores Raymundo Wilson Santos e Edson Emanoel Starteri, o primeiro exemplar do livro Geofísica na Bahia (Estudos Geológicos e Exploração Mineral), a mais nova edição da Série Publicações Especiais da empresa, lançada hoje em evento realizado na CBPM. A publicação promete ser a principal referência para estudantes, pesquisadores e acadêmicos em estudos geofísicos sobre o território baiano.

“O livro é um dos marcos comemorativos dos 45 anos de atividades da CBPM, comemorados no último dia 18/12, em evento realizado na sede de nossa empresa, por isso reiteramos nossa satisfação em disponibilizar esta obra, que sem sombra de dúvidas, passa a ser uma referência na historiografia técnico-científica de nosso estado”, ressaltou o presidente Alexandre Brust.

Produzida em papel couchê e capa dura, a publicação tem 648 páginas que reúnem todo o volume de atividades (teórica, experimental e aplicada) geradas pelos autores nas últimas cinco décadas. Para consolidar este acervo de informações técnico-científicas, os autores assumiram o compromisso de elaborar a publicação para a CBPM, que, em contrapartida, disponibilizou todos os dados acumulados ao longo de suas atividades operacionais, além do apoio necessário para efetivação.

Sobre os Autores

Graduado em geologia pela Escola de Geologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Raymundo Wilson Santos Silva é um dos autores do livro. Em 1969, tornou-se mestre em Geofísica de Exploração Mineral em 1974. Em 1976 interrompeu o doutorado para ingressar na iniciativa privada, quando desenvolveu atividades de coordenação, planejamento, execução e processamento de dados, que resultaram em grandes projetos de exploração mineral, predominantemente no norte do país. Após passagem pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ingressou na CBPM, em 1981, onde também desenvolveu atividades de coordenação, planejamento e execução em geologia, geofísica, geoquímica, petrografia e topografia.

A obra foi elaborada em conjunto com o professor titular e pesquisador do Centro de Pesquisa em Geofísica e Geologia do Instituto de Geociências da UFBA, Edson Emanoel Starteri Sampaio, considerado um dos principais especialistas brasileiros em geofísica aplicada à exploração mineral. Emanoel Iniciou a sua carreira científica em meados da década de 1960 como geólogo da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e fez pós-graduação em geofísica em 1969, quando foi um dos pioneiros da implantação do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFBA.


Fonte: Semae (CBPM)

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.