01/02/2018 16:40

Coordenador de litotecas da CPRM visita unidade da CBPM

O Coordenador Executivo da Rede de Litotecas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Jônatan Rojas, acompanhado do Gerente Regional de Relações Institucionais e Desenvolvimento Marco Advíncula e a supervisora Ivanara Pereira, visitaram a litoteca da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) para avaliarem a forma de organização e armazenamento do acervo de amostras de minérios coletados nos projetos de pesquisa da empresa baiana. O objetivo é subsidiar a implantação da litoteca da CPRM em Feira de Santana (BA).

Durante a visita os técnicos percorreram os galpões da litoteca na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), no CIA-Simões Filho. Inaugurada em dezembro de 2012, a litoteca da CBPM passa por um processo de constante mudança para manter atualizado o acervo de amostras disponibilizado à comunidade mineral.

Atualmente existem mais de 19 mil caixas com aproximadamente cinco metros de sondagem cada, totalizando mais de 95 mil metros de furos apenas de amostras de rochas. O volume de amostras aliado à diversidade de substâncias minerais encontradas no subsolo baiano torna o acervo um dos mais importantes e diversificados do Brasil, organizado em pavilhões que totalizam mais de 1.800 m2, fruto de 45 anos de trabalho e uma política de preservação de informações sobre a pesquisa mineral baiana.

Acompanhados pelo gerente de Informação e Divulgação (GERID), Ivanaldo Vieira, os técnicos da CPRM visitaram também a sede da CBPM, no Centro Administrativo da Bahia, ocasião em que conheceram o memorial da empresa e receberam exemplares de publicações técnicas editadas sobre os projetos de pesquisa.

Fonte: Semae (CBPM)