Notícias

27/11/2018 15:40

Stand da CBPM na FENAGRO recebe visita do vice-governador João Leão

 
Montado na Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), o stand da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) recebeu a visita do vice-governador João Leão e comitiva do governo do estado que participou da abertura oficial da FENAGRO 2018, no último domingo (24/11). Durante a feira, que acontece no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a CBPM expõe peças de artesanato mineral produzidas por associações dos municípios de Lauro de Freitas e Saúde, através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma).

Criado pelo Governo do Estado através da CBPM, o PRISMA desenvolve ações em três frentes. A de artesanato mineral promove a implantação, especialmente no semiárido baiano, de unidades produtivas para o treinamento, formação e aperfeiçoamento de mão de obra voltada à produção de estatuetas, adornos minerais, objetos utilitários e gemas lapidadas, produzidas a partir do aproveitamento de pequenos depósitos ou ocorrências minerais como amazonita, calcita, jaspe, feldspato ou de rochas como granitos, mármores, quartzitos etc., existentes na região onde o programa é implantado, ou disponibilizadas como rejeitos das atividades de extração mineral.

O programa desenvolve ainda projetos de exploração mineral comunitária a partir de ações de suporte e incentivo à extração e beneficiamento em pequena escala de recursos minerais por pequenos mineradores reunidos em associações ou cooperativas, além de desenvolver a implantação de núcleos de treinamento voltados à produção de materiais de pavimentação, à exemplo de paralelepípedos, meios-fios, lajotas etc, para uso em obras de calçamentos de ruas e praças em municípios do interior do estado. Desde sua criação, o PRISMA já realizou mais de 80 convênios, beneficiando diretamente mais de 5 mil pessoas, e indiretamente mais de 20 mil, no semiárido baiano.

Além das peças produzidas através do PRISMA, a CBPM também está expondo na FENAGRO parte do acervo do Museu Geológico da Bahia (MGB), à exemplo de rochas, minerais, pedras preciosas e fósseis. Entre os destaques estão os painéis do Projeto Geologar, uma parceria entre o MGB e o Laboratório de Petrologia Aplicada à Pesquisa Mineral do Instituto de Geociência da UFBA. A exposição é apenas uma amostra do acervo do museu inaugurado em 1975, que conta com quase 30 mil peças catalogadas.


Fonte: Semae / CBPM

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.