• Programa de Estágio

Geologia na CBPM

AS AÇÕES

As ações da CBPM começaram com o cadastramento das ocorrências minerais da Bahia, seguido pelos mapeamentos geológicos básicos visando a descoberta de depósitos minerais e à geração de empreendimentos minerais, dirigidos à utilização econômica desses depósitos, fornecedores de matéria prima para as industrias de transformação.

A integração do mapeamento geológico básico e os levantamentos aerogeofísicos de alta resolução constituem uma sensível vantagem comparativa da Bahia nas atividades de prospecção e exploração mineral para a atração de investimentos privados.

A política de privatização da CBPM e a oferta de seus resultados e oportunidades minerais descobertas, a posicionam como o principal interlocutor dos investidores privados e como o principal agente de desenvolvimento mineral da Bahia.

AÇÕES DE PROMOÇÃO SOCIAL E MINERAL


Convênios com prefeituras, associações e/ou cooperativas são as maneiras usadas para implantar ações sociais e de apoio para a exploração e utilização de bens minerais no interior do estado, gerando empregos e renda.

Atividades de avaliação do potencial mineral de municípios e regiões econômicas têm sido empreendidas pela CBPM nos últimos anos, para subsidiar as políticas municipal e estadual de desenvolvimento econômico e atração de empreendimentos minerais.

Com o programa PRISMA a companhia tem estimulado a prática do artesanato mineral, a exploração de bens minerais de pequeno porte pela comunidade e a produção de artefatos para pavimentação e urbanização, criando emprego e renda no interior do estado, com implicações favoráveis na proteção do meio ambiente e a utilização de rejeitos das atividades de mineração, minimizando as carências regionais de empregos produtivos de subsistência.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS MINERAIS


Mais de 400 projetos de mapeamento geológicos básico, levantamentos aerogeofísicos, prospecção e pesquisa mineral executados pela CPRM ao longo de seus 40 anos de atividades, levaram a descobertas de concentrações minerais das mais diversas substâncias, em todos os quadrantes do Estado da Bahia.

Urânio, cobre, manganês, níquel, ferro, ouro, vanádio, gemas, rochas ornamentais e minerais industriais com ênfase em argila, calcário e areia, são alguns dos bens minerais que o Estado da Bahia agora dispõe em abundância graças aos trabalhos investigativos da CBPM.

Todas essas oportunidades são transferidas através de licitações e arrendamento para a iniciativa privada, que atrai para si a responsabilidade de investir na utilização econômica dos depósitos descobertos. (ouro, ferro-titânio-vanádio, cromita, níquel-cobre-EGP, cobre, sulfetos maciços, chumbo-zinco-prata, fosfato, zinco-cobre-ouro, níquel, laterítico e sulfetado, vanádio-ferro-titânio e rochas ornamentais).

Assim, as ações minerais da CBPM têm incentivado a instalação e operação de novas minas e atividades de exploração mineral no Estado da Bahia, com a consequente geração de impostos, empregos, renda, e royalties para a CBPM.

Ações de privatização de jazidas e oportunidades minerais, recentemente executadas pela CBPM, resultaram em significativos investimentos privados, em programas de pesquisa complementar e em novos empreendimentos mínero-industriais na Bahia.

Exemplos marcantes são as privatizações para pesquisa de: ferro e metais-base em Casa Nova e Remanso, em Remanso e Pilão Arcado, ferro de Machado Portela, zinco de Miguel Calmon, ferro de Ibicuí, ferro titânio e vanádio de Campo Alegre de Lourdes, que entre 2007 e 2011, entre outras, carrearam investimentos privados de 53,73 milhões de reais para pesquisa mineral no Estado da Bahia.

Empreendimentos mineiros oriundos dos trabalhos da CBPM e voltados à lavra e ao beneficiamento de bentonita, em Vitória da Conquista, do níquel em Itagibá, de ouro em Santa Luz, do vanádio em Maracás e do fosfato em Irecê, totalizarão, por sua vez, investimentos privados da ordem de 1,5 bilhão de reais até 2013.

Estas ações da empresa, além de atenuarem os riscos inerentes à atividade de pesquisa mineral, promovem a interiorização do desenvolvimento econômico, a industrialização sequencial e a diversificação da base econômica do estado e torna a Bahia o melhor local para investimentos minerais e a CBPM seu principal agente fomentador.

DIVULGAÇÃO E INFORMAÇÕES TÉCNICAS


A CBPM disponibiliza informações técnicas e sobre a geologia e os recursos minerais da Bahia, oriundas de seus projetos de pesquisa e estudos geológicos, em relatórios e publicações convencionais à exemplo das Séries Arquivos Abertos e Publicações Especiais.

Estes conhecimentos e informações são também apresentados em CDS e DVDs, e em seu site www.cbpm.com.br que possibilita acessar o IGBA (Sistema de Informações Geológicas e de Recursos Minerais do Estado da Bahia), a biblioteca virtual da empresa, com seu acervo, a biblioteca digital de mapas, o catálogo de fotogramas, além de publicações já digitalizadas.

Internamente os técnicos da empresa acessam informações técnicas através do banco de dados corporativo – Geoexpo.
Recomendar esta página via e-mail: