• Programa de Estágio

Série Publicações Especiais

Destinam-se a divulgar estudos, levantamentos e trabalhos especiais desenvolvidos pela CBPM ou em parceria com outras entidades. Trata-se, portanto, de publicações independentes, sem periodicidade regular, sobre temas importantes em determinadas ocasiões.

Algumas publicações estão disponíveis para download. Clique sobre a imagem para salvar no disco local.

Capa   Capa  Catálogo de Projetos III
CATÁLOGOS DE PROJETOS TÉCNICOS DA CBPM VOL. I - 1973 - 1984, VOL. II - 1985 - 2005 E VOL. III - 2007 - 2014

Estes três volumes contém todo o acervo de dados dos trabalhos executados pela CBPM desde a criação da empresa em 1973 até 2014



40
CATÁLOGO DE MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICA DA BAHIA

É uma espécie de guia técnico, com o objetivo de motivar e orientar decisões empresariais de investimentos para instalação de indústrias cerâmicas no Estado. Este catálogo, de iniciativa pioneira, possibilita as empresas que desejam implantar empreendimentos industriais na Bahia, descortinar um completo panorama da disponibilidade de suprimento de matérias-primas cerâmicas básicas existente no Estado, com ênfase nas análises e informações técnicas, que indicam as suas múltiplas aplicações industriais, permitindo a pré-seleção das mais adequadas ao tipo de produto cerâmico que essas empresas planejam produzir.


40
BASES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PÓLO MÍNERO-CERÂMICO NO ESTADO DA BAHIA

É uma publicação especial desenvolvida pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - CBPM, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT, onde é apresentada uma série de estudos enfocando os principais fatores que devem contribuir para a implantação de empreendimentos cerâmicos no território baiano.

40   40
 COSTA DO CACAU E COSTA DAS BALEIAS

Projetos que foram desenvolvidos pela CBPM em parceria com o laboratório de Estudos Costeiros – CPGG/UFBA. São duas publicações recentes que apresentam trabalhos que abrangem o inventário dos recursos naturais, enfatizando a caracterização biofísica e seus aspectos relacionados à vegetação e ecossistemas, bem como os aspectos geológicos, geomorfológicos e a potencialidade mineral da região, permitindo ainda, caracterizar as praias e linhas da costa, com definição de padrões de dispersão de sedimentos ao longo de toda zona costeira estudada.


40
GEOLOGIA DA BAHIA: 50 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO.

Outra Publicação Especial que reune algumas das principais contribuições técnico-científicas existentes sobre a geologia da Bahia. Esta publicação, uma parceria da CBPM com o Instituto de Geociências da UFBA e a SBG-Núcleo Bahia Sergipe, resgata a história evolutiva dos conhecimentos geológicos no Estado e suas repercussões na descoberta de importantes jazidas minerais, petróleo e água subterrânea em território baiano.

40
O LIVRO A HISTÓRIA GEOLÓGICA DA BAHIA, DO AUTOR E GEÓLOGO RUBENS ANTÔNIO

É o oitavo volume da série Publicações Especiais da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) fruto de uma integração sintética que agrega cerca de cinco décadas de esforços para o entendimento da história geológica da Bahia. O projeto é referenciado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) Núcleo Bahia/Sergipe, em parceira com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).




40
COSTA DO DESCOBRIMENTO

Estudo de caráter abrangente, executado através de convênio entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral e a Universidade Federal da Bahia, permitiu, além do conhecimento dos aspectos geológicos e minerais, uma avaliação detalhada da zona costeira, mapeando os recursos naturais da região e possibilitando caracterizar seu estágio de desenvolvimento econômico. 
O projeto disponibiliza informações geológicas, minerais e ambientais dessa importante região do extremo sul da Bahia, que compreende os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Prado, através de um banco de dados georreferenciados, permitindo inclusive, a elaboração e impressão de mapas temáticos e customizados.



40
COSTA DO DENDÊ

Projeto desenvolvido em parceria com o Laboratório de Estudos Costeiros – CPGG/UFBA, onde são apresentados os resultados das pesquisas geológicas, ambientais e de potencialidade mineral, na região denominada Costa do Dendê, que compreende os municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Itacaré, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá e Valença; este estudo abrangeu o inventário dos recursos naturais, enfatizando a caracterização biofísica e seus aspectos relacionados à vegetação e ecossistemas, bem como os aspectos geológicos, geomorfológicos e a potencialidade mineral da região.






40
MAPA METALOGENÉTICO

O Projeto Mapa Metalogenético Digital do Estado da Bahia - Fase I, que foi iniciado em 2003 e concluído em dezembro de 2006 pelo Grupo de Metalogênese, Modelos Metalogenéticos e Exploração Mineral do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Geofísica e Geologia da UFBA (CPGG-UFBA/CNPq) por meio de convênio com a CBPM e SICM e com a participação do DNPM, insere-se nesse contexto. Por meio desse projeto desenvolveu-se um sistema de geoprocessamento que permite compatibilizar e integrar a massa de dados fornecida pela CBPM e CPRM e outras de domínio público, elaborou-se o Mapa de Distribuição das Mineralizações sobre Base Geológica (Mapa 1) e o Mapa dos Principais Domínios Metalogenéticos (Mapa 2), este mostrando os principais domínios ou províncias metalogenéticas, e apresentando elementos para análises previsionais preliminares nas províncias delimitadas. 
Devido à sua natureza dinâmica e interpretativa, o Mapa Metalogenético Digital do Estado da Bahia deve ser considerado como um produto resultante de uma compilação temporária e nunca como um produto final ou perene. O avanço do conhecimento geológico e o desenvolvimento de novas tecnologias ou o aperfeiçoamento das disponíveis determinarão as constantes revisões que certamente se processarão.





40
GEODIVERSIDADE

Este livro é uma adaptação da tese de doutorado do autor em geografia, com título homônimo, defendida em março de 2011, na Universidade Federal de Sergipe. 
A região econômica Chapada Diamantina situa-se na parte Central do estado da Bahia.
Geologicamente, a região faz parte da serra do Espinhaço: cadeia de montanhas que se estende desde a parte central do estado de Minas Gerais até o norte do estado da Bahia, ao longo de cerca de 1.200km de extensão N-S. As rochas que dão sustentação a essa cadeia pertencem ao Supergrupo Espinhaço, uma unidade litoestratigráfica pertencente ao éon Proterozoico e que está dividida em quatro domínios denominados, de norte para sul, de Chapada Diamantina (BA), Espinhaço Setentrional (BA), Platô do rio Pardo (MG) e Espinhaço Meridional (MG).



Geologia da Bahia - capa Vol. 1  Geologia da Bahia - capa Vol. 2
GEOLOGIA DA BAHIA – PESQUISA E ATUALIZAÇÃO

Surgiu a partir da ideia de reunir todos os dados geológicos existentes no Estado, da carta de Pero Vaz de Caminha aos tempos atuais. Através de um convênio entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) os autores decidiram contar a história geológica da Bahia por eras, desde o período paleoarqueano até o final do neógeno. Diante da grande quantidade de informações a obra foi dividida em dois volumes. O primeiro é dedicado à história da geologia da Bahia, às contribuições da geofísica e principalmente às rochas embasamento pré-cambriano, enquanto o segundo é dedicado às rochas de cobertura e à evolução tectônica e metalogenética do Estado.

40
GEOPARQUE DE MORRO DO CHAPÉU BAHIA (PROPOSTA)

É uma separata do texto originalmente publicado em 2012 pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM no livro Geoparques do Brasil – Propostas. Com esta publicação a CBPM procura apoiar os esforços da comunidade de Morro do Chapéu para viabilizar a implantação e a afiliação do seu geoparque à Rede Global de Geoparques Nacionais – RGGN.

  
16
MODELAGEM METALOGENÉTICA ESPACIAL: ESTUDO DE CASO NA BACIA DE IRECÊ

A publicação é resultado de parte do trabalho realizado em conjunto com o Grupo de Metalogênese da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na pesquisa de vários ambientes geológicos, especialmente na bacia de Irecê.



17
GEOSSÍTIOS: CENÁRIOS DA GEODIVERSIDADE DA BAHIA

Esta publicação representa uma homenagem ao geólogo Augusto Pedreira, que idealizou e deu os passos iniciais à sua elaboração. A coletânea de textos aqui apresentada abrange descrições sobre geossítios de relevância científica, turística e didática, representantes de diferentes contextos geológicos do nosso Estado.



Série Publicações Especiais nº 18
INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOCONSERVAÇÃO NA CHAPADA DIAMANTINA

Esta publicação é resultado de uma tese de doutorado em ciências do geólogo e professor Ricardo Fraga, concluída em 2010, cujo objetivo central foi a realização de um inventário, seguida de propostas para a conservação do patrimônio geológico em uma região de tradição minerária. A Obra foi organizada pelo geólogo, da CBPM, Dante Giudice.

Recomendar esta página via e-mail: