• EDUCAÇÃO

Acervo Geológico e Geoquímico (LITOTECA)

A preservação e manutenção de um dos maiores acervo de dados e de amostras geológicas do Brasil obtidos pela CBPM ao longo de 42 anos de pesquisas está agora em meio digital e na nova sede da Litoteca, na Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) no Centro Industrial de Aratu (CIA). 

Desde 2007 a empresa vem recuperando todas as informações de campo e os resultados de análises de amostras de rocha, solo, sedimento de corrente, concentrado de bateia e testemunhos de sondagem dos projetos executados ao longo de toda sua história. Também foi inaugurada em dezembro de 2012 a nova sede da Litoteca, onde estão organizados, acondicionados e preservados todo o acervo de testemunhos de sondagem disponíveis para atender à comunidade geológica, científica e empresarial. 

No período de 2015/2016 a Litoteca da CBPM passou por um processo de reformulação dos pavilhões, estantes e prateleira visando ampliação estrutural, com o objetivo de abrigar os novos projetos de sondagem da empresa. Desta forma, hoje existem 2 pavilhões e 5 anexos com maior capacidade de armazenamento das caixas de testemunho de sondagem. Atualmente existem 19.172 caixas com aproximadamente 5 metros de sondagem cada, totalizando 95.860 metros de furos, além de um expressivo número de amostras de sedimento e solo.

Fotos da nova sede:

Litoteca1 Litoteca2 Litoteca3

CONHEÇA NOSSO ACERVO


Recomendar esta página via e-mail: