• Programa de Estágio

Histórico

Mensagem do Presidente

Missão

Promover o aproveitamento dos recursos minerais da Bahia, com a máxima eficiência social e econômica, em harmonia com a preservação do meio ambiente, contribuindo assim para a geração de emprego e renda, diminuição das desigualdades regionais e melhoria das condições de vida da população baiana.

Quem somos

A CBPM – Companhia Baiana de Pesquisa Mineral - é a empresa de pesquisa e desenvolvimento do Estado da Bahia, indutora destes processos no setor mineral do estado. Sua atuação é centrada na ampliação e aprimoramento do conhecimento geológico do território baiano, na identificação e pesquisa de seus recursos minerais e no fomento ao seu aproveitamento, atraindo, para este fim, a iniciativa privada.

Fundada em 18 de dezembro de 1972, a CBPM é reconhecidamente uma das mais dinâmicas empresas no cenário da pesquisa mineral no Brasil. O acervo de dados e informações geológicas, geradas e difundidas por ela ao longo da sua trajetória, contribuiu para tornar a Bahia um dos estados brasileiros mais bem estudados e conhecidos geologicamente, pondo em destaque a grande diversidade de seus ambientes geológicos, ricos em depósitos minerais.

O que fazemos

Para alcançar seus objetivos, a CBPM realiza levantamentos geológicos básicos (mapeamento geológico e levantamentos geofísicos e geoquímicos), prospecção e pesquisa de recursos minerais, delineando oportunidades concretas de investimento no aproveitamento dos depósitos e jazidas minerais descobertas. Atuando como elo importante no conjunto articulado de ações governamentais centradas na interface mineração/indústria, que contempla, também, infra-estrutura física, industrial, energética e incentivos fiscais, a empresa procura atrair para o Estado investimentos privados e empreendimentos mínero-industriais baseados no aproveitamento das matérias-primas minerais provenientes das citadas jazidas e depósitos.

Através de publicações e edições técnicas, a empresa coloca à disposição dos investidores e pesquisadores as mais avançadas interpretações e análises sobre a geologia e a metalogenia do território baiano, levando ao conhecimento das comunidades geológica e mineral, do país e do exterior, as principais informações geradas pelos seus trabalhos.

Por meio do IGBA – sistema de informações geológicas e de recursos minerais, que permite fazer pesquisas expeditas e visualizar ou imprimir mapas de áreas e/ou temas selecionados, em qualquer escala, com níveis de informações independentes, a CBPM disponibiliza dados que permitem consultas diversas e possibilitam a permanente atualização e agregação, de novas informações ao seu banco de dados.

A agregação de valor ao produto mineral baiano, incentivando a sua transformação industrial no próprio estado, e o aumento da produtividade e da comercialização da produção mineral, constitui, também, preocupação permanente da CBPM, com foco especial nos segmentos de rochas ornamentais e de insumos cerâmicos, os quais vêm ganhando, nos últimos anos, importância na economia mínero-industrial baiana.

Por outro lado, visando minorar os graves problemas sociais decorrentes da falta de ocupação de mão-de-obra na região do semi-árido, a CBPM volta-se, ainda, para a execução de ações sociais, em convênio com prefeituras, associações e cooperativas. Essas ações, consubstanciadas no Prisma - Programa de Inclusão Social da Mineração -, objetivam a implantação de pequenas unidades comunitárias para a produção local de bens minerais (pedras de pavimentação e cantaria, cal, calcário agrícola, brita, materiais de construção, etc.), e de núcleos de artesanato mineral e lapidação, que utilizam preferencialmente sobras e rejeitos das operações de extração mineral preexistentes, para produção e venda de artefatos. Nesses núcleos e unidades, o Prisma promove a capacitação e orientação técnica dos micromineradores e artesãos, propiciando geração de renda para as comunidades envolvidas e a viabilização de opções econômicas e sociais para o desenvolvimento regional sustentável. Ainda com vistas à municipalização da geração de emprego e renda, a CBPM desenvolve projetos visando à definição do potencial mineral de municípios e regiões específicas, disponibilizando para as administrações municipais informações sobre o aproveitamento dos bens minerais existentes, como fator de melhoria das condições de vida da população.
Recomendar esta página via e-mail: