Notícias

02/05/2019 14:14

IGHB presta homenagem a Milton Santos nesta sexta-feira

IGHB presta homenagem a Milton Santos nesta sexta (3 de maio)


Nesta sexta (3) de maio, às 14 horas, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em parceria com o Ifba e Ufba, promove a mesa redonda "Milton Santos e a Geografia em renovação: bases do pensamento sobre a cidade e a região (1948-1978)". Serão palestrantes, os professores Clímaco César Siqueira Dias e André Nunes de Sousa. 

O encontro vai discutir as bases do pensamento de Milton Santos sobre a cidade e a região - dois dos principais temas abordados em sua extensa obra - em um período em que o professor baiano contribuiu profundamente para a revisão e novas proposições sobre a problemática do espaço e para a reformulação da Geografia em âmbitos nacional e internacional. 
   
Nascido no dia 3 de maio de 1926, o mais eminente geógrafo brasileiro iniciou sua trajetória geográfica na Bahia em 1948, ao prestar concurso para professor catedrático de Geografia no renomado Ginásio de Ilhéus. Dali sairia sua primeira tese e livro: O povoamento da Bahia: suas causas econômicas. Nos anos em que viveu na Bahia, publicou uma série de artigos e livros, alguns em parceria com colegas nacionais e internacionais, onde já se esboçava uma história de reformulação profunda das bases epistêmicas da ciência geográfica. Trata-se, hoje, de uma fase menos conhecida de sua obra. Já em 1978, elabora o seu projeto mais bem estruturado ao qual denominou de Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. Faleceu no dia 24 de junho de 2001.

A entrada para o evento é gratuita. O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h. Informações no site www.ighb.org.br

Fonte: www.ighb.org.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.