Audiência

03/07/2019 12:10

Sumário Mineral do mês de maio destaca licitação concluída pela CBPM

A licitação para zinco, chumbo e fosfatos na região de Irecê, finalizada pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), é um dos destaques do Sumário Mineral da Bahia de maio. O informativo, editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado da Bahia e que foi divulgado no último dia 25 de junho, aponta também a retomada da produção de níquel no município de Itagibá, prevista para o final de 2019. No âmbito internacional, o sumário ressalta a influência das tensões recentes entre EUA e China no preço internacional das comodities minerais.

A licitação citada no sumário foi vencida pela empresa Pedra Cinza Mineração (PCM). O certame, homologado no último dia 4 de junho, marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios. Quando estiver em operação, a mina deve render mais de R$17 milhões por ano ao estado como royalties, além dos impostos.

Segundo o diretor presidente da CBPM, Antônio Carlos Tramm, esta primeira licitação, assim como as demais que estão programadas para 2019, demonstra a viabilidade econômica não só da CBPM, mas da mineração. "Esta é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da política de emprego e renda do estado da Bahia", diz.

Além da licitação vencida pela PCM, a CBPM está com uma concorrência aberta para envio de propostas até o dia 4 de julho para exploração de areia industrial no município de Belmonte, extremo sul do estado. Ainda para este ano estão previstas a abertura de mais quatro licitações: para exploração de Ouro em Iramaia/Maracás, Esmeraldas em Pindobaçu, Ferro em Ibipitanga e Cobre, Níquel e Cobalto de Caboclo dos Mangueiros, em Pilão Arcado/Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado.

Clique aqui e acesse o Sumário Mineral da Bahia do mês de maio.


Fonte: ASCOM - CBPM

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.