• Hemoba

Audiência

25/11/2019 10:20

Projeto de mapa tectônico e geocronológico da Bahia foi apresentado pela CBPM em simpósio

Na foto: colaboradores da CBPM com Johildo Barbosa, Basílio Filho e Jocilene Santana, autores do projeto.

O projeto "mapa Tectônico e Geocronológico do Estado da Bahia", desenvolvido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi apresentado no 4° Simpósio do Cráton do São Francisco / 28° Simpósio de Geologia do Nordeste. O mapa foi apresentado em duas sessões, nos dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Delmar, em Aracaju/SE.

O trabalho, que vem sendo desenvolvido desde meados de 2016, traz o estado da arte sobre a geocronologia e a tectônica do estado da Bahia e servirá de base para trabalho futuros, tanto de geologia básica quanto na área da exploração mineral. O mapa tem autoria de Johildo Barbosa, Basílio Filho e Jocilene Santana.

Segundo o gerente de pesquisa básica da CBPM, Ricardo Spreafico, "o projeto foi muito bem recebido pela comunidade geológica presente no simpósio". Spreafico destacou também a presença dos principais pesquisadores do sudeste, centro-oeste e nordeste que atuam no Cráton do São Francisco e Orógenos Marginais, assim como na Província Borborema.

A conclusão da Nota Explicativa do Mapa Tectônico e Geocronológico está prevista para 2020.

Os anais dos simpósios podem ser acessados neste link. Os resumos dos trabalhos apresentados pela CBPM estão nas páginas 40 e 41.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.