Parceria da Mirabela viabiliza implantação de Unidade de Artesanato Mineral em Ipiaú
A Mirabela Mineração do Brasil firmou importante parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Prefeitura Municipal de Ipiaú com o objetivo de implantar uma Unidade de Artesanato Mineral no município, utilizando como matéria prima substâncias e rejeitos (material não aproveitado) de atividades mineradoras do Projeto Santa Rita, após serem avaliados por equipe técnica de geólogos.
O foco é formar artesãos para, através de associação comunitária ou de uma cooperativa, gerenciar a Unidade de Artesanato. “A princípio, a Prefeitura Municipal de Ipiaú ficará responsável pela aplicação desses recursos e pelo acompanhamento até que a própria cooperativa de artesãos esteja apta a assumir a direção da Unidade”, explica Nilton Silva Filho, presidente da CBPM.
Previsto para o final de março, o programa oferecerá suporte técnico e profissionalizante, a fim de viabilizá-lo como ferramenta econômica e social para cerca de 100 famílias carentes selecionadas pela Prefeitura Municipal de Ipiaú .
“O nosso objetivo é tornar o programa profissionalizante, para que as pessoas envolvidas consigam sobreviver através da confecção desses produtos. Temos planos de contratar profissionais, como, por exemplo, um economista de mercado, para que, dessa forma, consigamos montar uma empresa que sobreviva com as suas próprias pernas”, salientou Paulo Sérgio de Souza Lacerda, Gerente de Fiscalização e Fomento da CBPM.
Além da Unidade de Artesanato Mineral, o programa prevê a implantação de mais duas unidades produtoras: uma de exploração comunitária – para a fabricação de paralelos, beneficiamento dos rejeitos da mineração – e outra de britagem.
De acordo com o vice-prefeito do município, Miguel Tânure, a geração de emprego e renda é o maior desafio para administração municipal, que só será vencido com a ajuda de parceiros comprometidos com o desenvolvimento e o bem-estar social.
“Através de parceiros importantes, como é caso da Mirabela e da CBPM, estamos criando alternativas que proporcionem condições de vida mais dignas para a comunidade. Sem essa parceria, não seria possível concretizar essa importante realização”.
Miguel Tânure destacou, ainda, que “a participação da Mirabela na vida socioeconômica e cultural da região tem sido fundamental para a promoção da qualidade de vida da população”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Itagibá – Bahia