Cleveland quer separar projetos de minério de ferro do Brasil em outra empresa

A Cleveland Mining informou que pretende separar os projetos de minério de ferro que detinha no Brasil, em conjunto com a BC Iron, em uma outra empresa com fundos próprios. A mineradora disse que sua prioridade é expandir a produção de ouro nos projetos Premier e O Capitão, ambos em Goiás. A Cleveland teve a negociação de suas ações na ASX suspensa na última sexta-feira (30).

A BC Iron anunciou, na semana passada, que desistiu dos projetos Minas Novas, em Minas Gerais, e Bahia, no Estado de mesmo nome, que possuía por meio de parceria estratégica com a Cleveland. Segundo informações de comunicado enviado ao mercado nesta segunda-feira, a BC Iron transferiu fundos suficientes à Cleveland para garantir que está livre de qualquer vínculo do negócio.

A mineradora australiana também vendeu cerca de 3,66% de participação que possuía na Cleveland. A fatia da BC Iron, de aproximadamente 8,7 milhões de ações, foi adquirida por atuais acionistas da Cleveland por meio de uma transferência tipo off-market.

O objetivo da Cleveland com a separação dos ativos é se prevenir de quaisquer futuras despesas que os projetos possam vir a causar, conforme publicado no comunicado. A mineradora vai direcionar suas atenções para expandir a produção da mina Premier e do depósito de ouro O Capitão, em Crixás (GO).

A Cleveland disse que, com a saída BC Iron, passa a controlar 100% do contrato de opção de compra firmado junto à Bahia Mineral Exploration (Bahmex), que era dona dos projetos Minas Nova e Bahia, ativos com potencial para produção de minério de ferro e ferro-gusa.

A mineradora afirmou que trabalhos de campo recentes realizados em Minas Nova retornaram bons resultados e que novas atualizações sobre o projeto serão fornecidas ao mercado em breve. A Cleveland pretende separar os projetos de minério de ferro em uma outra companhia com fundos próprios, sem vínculo com a empresa.

Em seu anúncio na sexta-feira (30), a BC Iron disse que a decisão de desistir dos ativos foi tomada com base nas condições atuais do mercado e devido aos resultados prévios de exploração nos projetos. Cada mineradora tinha 50% de participação na aliança. As companhias australianas adquiriram, em setembro de 2013, 80% de três projetos da Bahmex.

Na última sexta-feira (30), a Australian Securities Exchange (ASX), a bolsa de valores da Austrália, informou que as negociações das ações da Cleveland foram suspensas por solicitação da empresa. A negociação dos papéis da Cleveland permanecerá suspensa caso a mineradora não forneça novas informações ao mercado.

Fonte: Notícias de Mineração

Fique por dentro das novidades