CBPM inicia programa de sondagem no sudoeste e norte da Bahia
A GEOSOL – Geologia e Sondagens foi a empresa selecionada para execução dos trabalhos através de concorrência pública concluída este ano. Os trabalhos foram iniciados em setembro e envolve áreas consideradas prioritárias por conterem potenciais jazidas minerais, além de anomalias geofísicas relevantes.
O depósito de níquel laterítico do alvo Calembe, no município de Lajedo do Tabocal, no sudoeste baiano, foi o escolhido para iniciar os trabalhos. Já foram executados quatro furos de sonda, totalizando 200 metros de perfuração. Na sequência será realizada sondagem na Fazenda Santana, também em Lajedo do Tabocal, para avaliar possíveis mineralizações de níquel e cobre associadas a corpos ultramáficos estratificados, pesquisa idêntica à que será feita em Marcionílio Souza posteriormente.
Outras áreas a serem sondadas estão inseridas em alvos do Projeto Sulfetos do Rio Salitre, em Sobradinho, norte da Bahia, onde já existe um depósito de sulfeto maciço com uma reserva de 10 milhões de toneladas, associado a rochas do Greenstone Belt do rio Salitre. Em razão da presença de intervalos contínuos com até 1% de cobre, identificados em sondagens anteriores, os trabalhos visam a descoberta de mineralizações de cobre, níquel e ouro.
Outra área que será objeto de sondagem é o corpo ultramáfico, relacionado ao prospecto Caboclo dos Mangueiros, em Campo Alegre de Lourdes, o qual encerra mineralizações sulfetadas em níquel e cobre, com recursos estimados de 200 milhões de toneladas.
Estão previstos nove mil metros de sondagem, sendo quatro mil em 2016 e cinco mil metros em 2017, distribuídos nos alvos citados, selecionados através de trabalhos realizados anteriormente e novos alvos a serem selecionados. Todos eles deverão ser objeto de uma caracterização mais precisa e criteriosa, visando a agregação de volume às reservas já conhecidas, como também a descoberta de novos depósitos minerais.