Comitê do Projeto RH Bahia confirma entrada em operação

Reunião RH Bahia
Comitê executivo do projeto durante a reunião de Go/No Go, um dos rituais da metodologia de implantação do SAP


Agora é pra valer. Em reunião na quinta-feira (27/10), o comitê executivo do RH Bahia confirmou para o mês de janeiro de 2017 a entrada em operação do novo sistema nas oito empresas públicas e sociedades de economia mista contempladas na primeira onda do projeto. A decisão do Comitê Executivo – que conta com a participação do superintendente de Recursos Humanos da Saeb Adriano Tambone e do vice presidente de Operações da empresa contratada Resource Marcus Piombo – marca um dos momentos mais importantes do processo de implantação do HCM/SAP pelo governo baiano até agora.

"A decisão significa que, levando em conta a situação atual e as atividades planejadas, há hoje segurança implantação dentro do prazo. Nos próximos dias, faremos um monitoramento ainda mais forte das ações, de modo a garantir que qualquer desvio possa ser corrigido a tempo", informa a líder de projeto Patrícia Quadros.

As reuniões de "Go/ No Go" (em tradução livre, "vai não vai") são um ritual previsto na metodologia de implantação do SAP. Às vésperas do início dos preparativos finais para a entrada do sistema em ambiente de produção, o comitê executivo se reúne para avaliar o andamento do projeto e os possíveis impactos na implantação. Com base nas informações apresentadas pela gestão do projeto, o grupo avalia se é possível ou não garantir a entrada em produção do software no período previsto.

Resposta positiva

No caso do RH Bahia, a resposta positiva foi obtida a partir de uma análise de 11 indicadores que permitiram avaliar tanto o andamento de atividades internas, desenvolvidas pela equipe de projeto, quanto de algumas iniciativas externas essenciais para garantir a entrada em operação. Entre as atividades internas, é possível citar, entre outras coisas, os resultados dos testes integrados e do chamado "paralelo de folha", o processo de migração de dados para novo sistema e o treinamento dos usuários. Já as atividades externas contemplam a criação de uma estrutura de Service Desk para atendimento aos usuários e a disponibilização pela empresa contratada Resource dos serviços de suporte e manutenção para a operação do sistema.

Além disso, está prevista a publicação de um decreto para normatizar á implantação do RH Bahia. O documento é fundamental porque no mês de dezembro haverá um período de blackout, no qual o antigo sistema, SIRH, ficará desligado e o novo softwareainda não estará em ambiente de produção. Com isso, as mais diversas ações de RH, como movimentação de pessoas e concessão de férias serão temporariamente interrompidas. "O decreto vai formalizar esta interrupção, de modo a permitir que as empresas e órgãos possam se planejar para a transição", explica Patrícia Quadros.

As oito empresas públicas e sociedades de economia mista contempladas na primeira onda de implantação do projeto são Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Bahiapesca, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB), Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e Empresa Gráfica da Bahia (Egba).

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