• Site
  • Presidente da CBPM destaca importância da Bahia para mineração durante palestra na Exposibram 2024

Presidente da CBPM destaca importância da Bahia para mineração durante palestra na Exposibram 2024

Exposibram 2024 chegou ao fim nesta quinta-feira (12), em Belo Horizonte

Um dos palestrantes da 23ª edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram), o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), destacou a importância da Bahia para o setor de mineração durante painel apresentado nesta quinta-feira (12). O evento, apontado como o maior evento do setor mineral da América Latina e um dos maiores do mundo, ocorreu entre os dias 9 e 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Exposibram 2024 contou com mais de 86 mil participantes e 600 estandes. Ao todo, foram realizadas 419 reuniões e rodadas de negócios durante o evento, que gerou mais de 600 horas de conteúdo.

Destaques

Durante a apresentação, Borel explicou os principais motivos que fazem da Bahia o terceiro maior estado produtor mineral do Brasil e primeiro do Nordeste. Entre os destaques apontados pelo gestor da companhia, está a liderança nacional do Estado da Bahia no que se refere aos investimentos em pesquisa mineral.

O presidente informou que a Bahia possui, atualmente, mais de 200 municípios mineradores e é também líder nacional na produção de 18 substâncias, além de ser o único estado produtor de vanádio da América Latina e o único produtor de urânio do Brasil.

CFEM

Entre os dados apresentados pelo presidente está a contribuição da CBPM para a Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM) do Estado da Bahia. De acordo com Borel, as operações das empresas parceiras da companhia representaram quase 30% da CFEM estadual em 2023, que chegou a R$ 170 milhões neste mesmo período.

Papel da CBPM

Ainda durante a palestra, Borel comentou sobre a atuação da CBPM para o desenvolvimento da mineração baiana. Segundo o presidente, o apoio do Governo do Estado é o que garante a efetividade dos projetos realizados pela companhia.

“A CBPM tem o papel de desenvolver o setor mineral na Bahia com eficiência técnica e sustentabilidade, promovendo atração de novos investimentos, além de garantir um objetivo comum entre o Estado e a mineração, que é gerar emprego e renda, com respeito às comunidades locais e ao meio ambiente, cumprindo a missão que nos foi delegada pelo governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou.

Transição energética

Outra característica importante do potencial mineral da Bahia, de acordo com Borel, é a diversidade de minerais que podem ser utilizados para as tecnologias de transição energéticas, fundamentais no combate às mudanças climáticas.

“A transição energética para uma economia de baixo carbono é praticamente impossível sem os minerais críticos e estratégicos, que o Brasil e a Bahia possuem. Temos potencial, diversidade e demanda. Somos os artífices do futuro”, ressaltou o presidente da CBPM.

Foto: Divulgação/CBPM

Leia Também

Prefeitura de Irecê anuncia Ordem de Serviço de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura com apoio da CBPM e Galvani
Investimentos são fruto do Projeto Irecê, desenvolvido pela Galvani em parceria com a CBPM A...
CBPM celebra sucesso absoluto da EXPOSIBRAM 2025
Evento recebeu mais de 50 mail participantes Com mais de 50 mil participantes e quatro...
CBPM marca presença na abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Evento acontece pela primeira vez na capital baiana para dialogar sobre o papel estratégico da...