CBPM, SECULT, SEC e IBRAM alinham ações culturais e educacionais para EXPOSIBRAM 2025

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) recebeu, nesta terça-feira (16), representantes das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Educação para alinhar ações culturais e educacionais que farão parte da EXPOSIBRAM 2025, o maior evento de mineração da América Latina, que será realizado entre os dias 27 e 30 de outubro, em Salvador.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Cultura, Bruno Monteiro; a chefe de gabinete da Secretaria de Turismo, Giuliana Brito; e o coordenador da Secretaria de Educação, Ualson Araújo. Pela CBPM, participaram o presidente, Henrique Carballal; o vice-presidente, Carlos Borel; e a chefe de gabinete, Lorena Fraga. Também marcaram presença o diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, e a equipe de produção do evento.

Entre as principais novidades da EXPOSIBRAM 2025, destaca-se a “Mina de Sons”, uma instalação interativa que une tecnologia, arte e sons inspirados no universo da mineração, oferecendo ao público uma experiência sensorial imersiva e educativa. Pela primeira vez, o evento contará, ainda, com apresentações musicais, valorizando grandes nomes da cultura baiana.

Para a CBPM, integrar cultura e educação ao setor mineral é essencial para aproximar a mineração da sociedade e promover práticas mais sustentáveis e inclusivas. A proposta é reforçar o papel da mineração não apenas como motor da economia, mas também como agente de transformação social, educacional e cultural na Bahia e no Brasil.

Foto: Divulgação/CBPM

Fique por dentro das novidades