• Site
  • CBPM cria laços com França para fortalecer mineração responsável na Bahia

CBPM cria laços com França para fortalecer mineração responsável na Bahia

Aproximação com instituições francesas busca consolidar Bahia como protagonista no setor mineral

Em missão internacional na Europa, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) deu mais um passo importante para ampliar a presença da Bahia no cenário global da mineração. Nesta sexta-feira (26), o presidente da estatal, Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, se reuniram com o head de Energia e Mineração da Embaixada do Brasil em Paris, Pedro Brancante, além de diretores da Infravia Capital e do BPI (Banco Público de Investimento da França).

Os encontros reforçam a aproximação entre Brasil e França no setor mineral e representam uma oportunidade para atração de investimentos internacionais, desenvolvimento tecnológico e geração de emprego e renda para o estado da Bahia.

Investimentos estruturantes

De acordo com o presidente da CBPM, o diálogo a Embaixada do Brasil em Paris teve como objetivo alinhar as demandas apresentadas à Infravia Capital e ao BPI, a fim de estruturar propostas de investimento e cooperação para o desenvolvimento da mineração sustentável e inclusiva no estado da Bahia.

Já durante a reunião com a Infravia Capital e o BPI, a CBPM apresentou projetos estratégicos associados à transição energética e à produção de minerais críticos. Segundo Carballal, a Infravia, que dispõe de um aporte de 16 bilhões de euros destinados a investimentos no segmento, demonstrou interesse em conhecer a fundo as oportunidades que a Bahia oferece.

“A comissão de Energia e Mineração da Embaixada acompanhará o desenrolar das negociações com as instituições financeiras, que já demonstraram pleno interesse em investir no potencial mineral do nosso estado”, informou.

Novo modelo de atuação

Ainda de acordo com Carballal, o diálogo com as instituições financeiras e diplomáticas também possibilitaram a apresentação do novo formato de atuação da CBPM, que está em processo de aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Um projeto de lei encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues propõe a ampliação das capacidades da empresa em prol do aproveitamento econômico responsável de recursos minerais no estado.

“Foram reuniões profícuas, que nos permitiram alinhar estratégias eficazes para o desenvolvimento socioeconômico da Bahia. Estamos construindo pontes para que o nosso estado seja protagonista da mineração sustentável e inclusiva, garantindo benefícios concretos para o meio ambiente e para a sociedade”, destacou o presidente.

Foto: Divulgação/CBPM

Leia Também

Prefeitura de Irecê anuncia Ordem de Serviço de R$ 7 milhões em obras de infraestrutura com apoio da CBPM e Galvani
Investimentos são fruto do Projeto Irecê, desenvolvido pela Galvani em parceria com a CBPM A...
CBPM celebra sucesso absoluto da EXPOSIBRAM 2025
Evento recebeu mais de 50 mail participantes Com mais de 50 mil participantes e quatro...
CBPM marca presença na abertura da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias
Evento acontece pela primeira vez na capital baiana para dialogar sobre o papel estratégico da...