A CBPM não deixa o Outubro Rosa passar em branco
De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016 no Brasil. O risco estimado é de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. No Nordeste a expectativa é de 38,74 casos por grupo de 100 mil mulheres.
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividade física, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, amamentação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Este ano a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) está engajada na campanha e vai promover várias ações internas para mobilizar os empregados nesta luta. Para isso, foi criada uma comissão que envolve o Setor de Desenvolvimento de Pessoal (Sedep), a equipe de Medicina e Saúde Ocupacional e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Serão distribuídas cartilhas informativas sobre estatísticas, riscos, sinais e sintomas, detecção precoce e formas de prevenção. No dia 20 de outubro haverá uma palestra sobre o tema. Na ocasião, profissionais vão alertar e sensibilizar os empregados da CBPM sobre a importância do combate à doença e algumas mulheres, diagnosticadas com o câncer de mama, vão dar depoimentos de como enfrentaram e venceram a doença.