Alunos de mestrado da UFBA fazem ensaio prático na CBPM

Atendendo solicitação do professor, Edson Sampaio, do curso de Mestrado em Geofísica dos Institutos de Física e Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a equipe de geofísica da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), coordenada por Ives Garrido, realizou um ensaio prático para quatro alunos do curso na área externa da empresa.

A iniciativa faz parte da política de incentivo à pesquisa em que a CBPM permite a utilização de equipamentos, conhecimento técnico e apoio logístico para instituições de ensino voltadas para as geociências, desde que sejam obedecidas as normas legais.

Durante o experimento foi utilizado um conjunto de equipamentos que consiste em um sistema IP espectral no domínio do tempo da IRIS Instruments, constituído por um receptor SYSCAL-Pro e o transmissor VIP 4000 alimentado pelo grupo motor gerador Honda de 10KVA. Estes equipamentos são de propriedade da CBPM.

Este sistema geofísico é muito utilizado nos trabalhos de prospecção mineral, visando à identificação de novos depósitos de minerais metálicos. Os resultados destes trabalhos, juntamente com os dados geológicos e geoquímicos, servem para definição de programas de sondagem executados pela CBPM.

Fique por dentro das novidades