Assembleia presta homenagem póstuma a Vasco Azevedo Neto

Homenagem Vasco Neto

O professor, engenheiro e ex-deputado federal Vasco Azevedo Neto foi homenageado ontem com a concessão "post mortem" da Comenda 2 de julho na Assembleia Legislativa, em sessão especial realizada no plenário da Casa. A solenidade, proposta pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD), foi conduzida pelo presidente Marcelo Nilo (PSL) e contou com a presença de familiares, ex-alunos, amigos da família e os deputados Bira Corôa (PT), Maria del Carmem (PT) e Fabíola Mansur (PSB).

Marcelo Nilo afirmou que Vasco Neto foi um homem extraordinário, grande engenheiro e professor com uma enorme experiência em rodovias e ferrovias. "Também na área política ele deixou sua marca no Congresso Nacional. A Assembleia Legislativa, ao conceder a Comenda 2 de julho, honraria destinada para poucos, faz justiça ao engenheiro Vasco Neto, um dos grandes homens públicos do Estado", afirmou o presidente do Legislativo.

Após ser formada a Mesa de Trabalho, o Coral do Legislativo entoou o Hino Nacional. Em seguida, Marcelo Nilo passou a palavra para a deputada Ivana Bastos, proponente da homenagem. A parlamentar afirmou que Vasco Neto, formado em Engenharia em 1939, fez de sua profissão o seu instrumento de luta em favor do desenvolvimento nacional. "Ele saiu da faculdade e foi desbravar o nosso país, em uma época em que a maioria absoluta da população era rural, residia em ambiente rústico, com acesso precário aos centros urbanos", contou Ivana Bastos.

A proponente da homenagem disse que, durante toda sua vida, Vasco Neto defendeu a descentralização do desenvolvimento do Brasil e o uso do sistema ferroviário com opção para o transporte de cargas e também de passageiros. "Homem público, que sabia e exercia o verdadeiro significado do que é ser homem público, também era um profissional que marcou para sempre a história nacional", disse Ivana Bastos, que é presidente da Comissão Especial da Ferrovia Leste – Oeste e Porto Sul na Assembleia Legislativa.

Coordenador do Conselho de Portos da Fieb e amigo da família Azevedo, Sérgio Faria foi o escolhido para representar os discípulos, admiradores e amigos de Vasco Azevedo Neto. Ele contou que, felizmente, tem tido várias oportunidades para enaltecer, de público, as qualidades do homenageado. "Inteligência das mais privilegiadas, ao tempo que se mostrava perfeitamente familiarizado com a linguagem numérica, gráfica e cartesiana do mundo dos engenheiros, Vasco Neto passeava com tranquilidade pelas ciências humanas, exibindo vasta cultura, notadamente no campo da História, Filosofia e Literatura", disse.

Sérgio Faria ressaltou que Vasco Neto foi engenheiro, professor e político, destacando-se pela atuação irretocável em todas estas atividades, mas não exitaria em proclamar que o homenageado foi, acima de tudo, professor. "Não apenas pela projeção alcançada pela cátedra, mas, também porque, no exercício da engenharia ou da política, demonstrou, sempre, extraordinária capacidade de liderança, destacando-se como orientador e incentivador de novos talentos", salientou.

O diploma e a Comenda 2 de julho foram entregues aos filhos de Vasco Neto: Graça Azevedo, Vasco Otávio e Paulo Antônio. Graça Azevedo agradeceu aos amigos e à Assembleia Legislativa, destacando a deputada Ivana Bastos pela homenagem ao seu pai e disse que ele foi um homem que, como professor, dedicou a sua vida a formar cidadãos. Já como engenheiro, se propôs a construir caminhos e desbravar novos horizontes e, como parlamentar, sua ação foi pautada pela ética e pela produtividade, tendo uma postura propositiva com projetos inovadores e desafiantes. "Deixou a política quando o dinheiro passou a valer mais que ideias e ideais", disse Graça Azevedo.

A filha do homenageado afirmou ainda que a aprovação unânime ao projeto da deputada Ivana Bastos mostra que, independentemente de quaisquer diferenças ideológicas ou partidárias, o legado de Vasco Neto é reconhecido. "Seu comportamento como homem público sempre se pautou pela seriedade no trato da coisa pública e cordialidade com colegas de todas as tendências", completou.

Participaram também do evento o secretário de infraestrutura Marcus Cavalcanti, representando o governador Rui Costa, e o gerente-geral da Valec, Walter da Costa Barbosa.

Fique por dentro das novidades