CBPM compõe mesa de abertura de jornada acadêmica na Uneb
A abertura da Japex foi realizada nesta segunda-feira (22) no Campus I da instituição, no bairro do Cabula em Salvador, com uma palestra proferida pelo professor da Universidade de Lion, na França, Jean-Claude Régnier. O acadêmico francês abordou a reflexão em torno das questões sobre a importância/relação entre internacionalização da educação superior e a pesquisa, ensino e extensão universitária.
Durante os discursos os participantes da abertura destacaram a importância da aceitação do convite da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), que compôs a mesa com a presença do Gerente de Oportunidades Minerais Adalberto Ribeiro, representando a Diretoria Técnica.
De acordo com o Diretor do DCET, Daniel Góes, a Japex foi idealizada como um espaço de divulgação da produção acadêmica porque os pesquisadores do Departamento não interagem com outros núcleos de pesquisa. O convite feito à CBPM foi motivado porque há uma identidade com trabalhos executados na instituição, a exemplo da produção cerâmica e núcleos de engenharia civil, que tem disciplinas na área de geologia.
Adalberto Ribeiro destacou a participação da CBPM em trabalhos na área de extensão, especialmente tecnológica, com um universo muito largo de conhecimento do território baiano nos aspectos geomorfológicos, geográficos, geológicos e de potencialidades dos recursos minerais. Segundo ele a empresa acolheu com entusiasmo o convite para a jornada acadêmica como uma oportunidade de entrelaçar as relações com o meio acadêmico.
Com o tema A Extensão Universitária Interligando a Pesquisa e o Ensino a Japex terá até amanhã várias atividades, entre elas apresentação de trabalhos acadêmicos, minicursos, oficinas, mesas-redondas, atividades culturais e salas de exposição. A CBPM ocupa um espaço, em conjunto com o Museu Geológico da Bahia (MGB), onde expõem painéis, publicações técnicas, amostras de minerais e fósseis integrantes do acervo das duas instituições.
A programação completa da Japex está disponível no site da jornada, aqui.