CBPM e Setre firmam parceria para qualificação de garimpeiros na Bahia

O presidente da CBPM, Henrique Carballal, se reuniu, nesta sexta-feira (11), com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, para tratar sobre o projeto Garimpo Legal, que tem como objetivo promover a qualificação técnica e a formalização da atividade dos trabalhadores garimpeiros no Estado da Bahia.

A iniciativa busca garantir condições dignas de trabalho, segurança jurídica, acesso à informação e práticas ambientalmente responsáveis para os garimpeiros. A participação da Setre é fundamental nesse processo, contribuindo com políticas públicas de inclusão produtiva e qualificação profissional. A iniciativa evidencia a importância da transversalidade do Governo da Bahia na construção de soluções integradas para o desenvolvimento social e econômico.

Durante o encontro, foi firmada uma parceria entre a CBPM e a Setre para a promoção de um curso de qualificação profissional voltado aos garimpeiros, com o objetivo de ampliar o conhecimento técnico, garantir melhores condições de trabalho e gerar oportunidades para a categoria.

A primeira turma do curso de qualificação de mão de obra do projeto Garimpo Legal será certificada durante a EXPOSIBRAM 2025, um dos maiores eventos de mineração do mundo, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de outubro, em Salvador.

Foto: Divulgação/CBPM

 

Fique por dentro das novidades