CBPM estuda mudar litoteca para o Ceped, em Camaçari, onde também fará análise de amostras

Uma comitiva da CBPM, acompanhada do secretário de Ciência e Tecnologia, André Joazeiro, e de Fábio Viveiros, da Casa Civil, visitou as instalações do Ceped (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), em Camaçari, nesta terça-feira (19). O objetivo foi estudar as condições para a transferência da litoteca de Simões Filho para o Pólo Petroquímico. A unidade, que guarda parte da história da mineração na Bahia, está esgotada em função da quantidade de testemunhos coletados, devido à ampliação das pesquisas realizadas pela Companhia ao longo dos 51 anos de serviço.

Na oportunidade, o presidente Henrique Carballal, o diretor técnico Manoel Barretto, o responsável pela litoteca, Valbério de Sá, o assessor Tiago Correia, e o gerente Administrativo, Gerson Evangelista, inspecionaram os laboratórios e galpões.

A busca por um espaço mais completo se deu a partir da orientação do governador Jerônimo Rodrigues de promover a evolução da pesquisa na Bahia. Com a mudança, será possível realizar os estudos geoquímicos no próprio Ceped. Atualmente, a CBPM manda as amostras a serem analisadas para outros estados, a exemplo de Minas Gerais.

 

Fique por dentro das novidades