CBPM participa do VI Simpósio Brasileiro de Metalogenia em Salvador

Comprometida com o fortalecimento da pesquisa mineral e com a difusão do conhecimento científico, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participa do VI Simpósio Brasileiro de Metalogenia, em Salvador. O presidente da empresa, Henrique Carballal, e o diretor técnico, Manoel Barretto, representaram a instituição na cerimônia de abertura do evento, realizada na noite deste domingo (17), no Hotel Fiesta.
Com o tema “A Metalogenia para o Desenvolvimento do Setor Mineral Brasileiro”, o simpósio segue até o dia 20 de agosto e oferece um espaço de debate estratégico e de troca de conhecimentos sobre avanços científicos e tecnológicos na área. A programação inclui palestras, sessões de pôsteres e uma exposição de serviços e produtos ligados ao setor mineral.
Promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), o evento conta com o apoio institucional da CBPM e do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Mineração sustentável e inclusiva
Durante a cerimônia de abertura do simpósio, o presidente da CBPM destacou a importância de associar a mineração ao desenvolvimento social e defendeu uma mineração sustentável e inclusiva.
“Se quando nós retiramos uma riqueza do solo e essa riqueza não faz com que o cidadão que está sobre aquela terra tenha dignidade, moradia, saneamento, educação para seus filhos, saúde e efetivamente a construção plena da cidadania, nós não estamos cumprindo nosso papel”, elencou.
“O grande desafio é a gente construir uma geologia que aponte para uma mineração inclusiva. O primeiro passo para a gente, de fato, ter sustentabilidade, é incluir as pessoas. O maior crime ambiental é o povo passar fome”, afirmou Carballal.
Bahia é referência
Consolidado como um dos principais fóruns sobre metalogenia no Brasil, o simpósio acontece pela primeira vez em Salvador, evidenciando o papel da Bahia como referência nacional em pesquisa e desenvolvimento mineral. O evento reafirma a importância da integração entre ciência, indústria e poder público para impulsionar o aproveitamento mineral responsável e sustentável no país.
Para o presidente da CBPM, a realização do simpósio em Salvador reforça o protagonismo da Bahia no cenário mineral brasileiro: “O simpósio coloca a Bahia no centro das discussões sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento da mineração, um setor essencial para a vida e o dia a dia da sociedade e estratégico para o futuro do país. A CBPM tem orgulho de apoiar e participar de um encontro dessa relevância”, destacou.
Foto: Divulgação/CBPM