Chinalco: acionistas da Rio Tinto não pediram renegociação de acordo
A Aluminum Corp. of China, ou Chinalco, está a par da divergência de opiniões entre os acionistas da Rio Tinto sobre seu investimento na mineradora, mas o presidente da Chinalco, Xiong Weiping, disse que sua companhia não recebeu nenhum pedido para renegociar o acordo.
"Eu acredito que a equipe administrativa da Rio Tinto tenha capacidade e razões suficientes para explicar (o acordo) para os acionistas," disse Xiong. Xiong substituiu Xiao Yaqing na presidência da Chinalco no último dia 18.
Xiao assinou um acordo de US$ 19,5 bilhões com a Rio Tinto antes de deixar a empresa para tornar-se vice-secretário geral do Conselho de Estado chinês. O acordo dá à Chinalco fatias minoritárias em diversos ativos da Rio Tinto, além de bônus conversíveis que poderão ser transformados numa fatia de 18% na mineradora.
Alguns acionistas da Rio Tinto e políticos australianos acreditam que o acordo seja prejudicial aos interesses deles e do país e poderia gerar conflito, já que a Chinalco teria assentos no conselho e poderia representar interesses da China, uma importante consumidora de minério.
Xiong reiterou que o investimento da Chinalco na Rio Tinto é puramente "comercial". O executivo disse que o financiamento do investimento pressionará as operações da companhia, mas a Chinalco segue confiante nas perspectivas da mineradora.
"O investimento trará lucros reais para a Chinalco no longo prazo", disse ele. Xiong recusou-se a dar detalhes sobre como a companhia financiará a transação, mas disse que fechará acordos com um grupo de credores comerciais até 30 de março.
Fonte: Agência Estado