Chineses visitam CBPM para conhecer atuação da empresa
A vinda dos chineses ao país é baseada em um acordo de cooperação com a CPRM na área de geologia, que prevê o intercâmbio entre os dois países e o desenvolvimento de estudos geológico e metalogenético. Na Bahia eles participam de um treinamento, onde farão uma avaliação geoquímica da Folha Piatã (escala 1:100.000), na região da Chapada Diamantina. Os levantamentos geoquímicos são aplicados, entre outras finalidades, para identificar a potencialidade mineral do ambiente geológico investigado.
O Presidente da CBPM Alexandre Brust deu as boas vindas e agradeceu o interesse dos chineses pela visita à nossa empresa. Já o Diretor Técnico Rafael Avena Neto fez uma apresentação sobre a geologia e mineração do Estado e sobre a forma de atuação da CBPM. Ele discorreu sobre a diversidade de substâncias minerais do subsolo baiano, os avanços na pesquisa, que aponta a Bahia como um dos estados mais bem estudados geologicamente e os empreendimentos instalados, fruto de jazidas descobertas pela empresa.
No final da reunião os visitantes receberam um conjunto de publicações técnicas da CBPM, entre elas o livro Geologia da Bahia, editado em dois volumes, que agrega um conjunto de informações consolidadas dos aspectos geológicos do Estado. Em seguida, visitaram o Memorial da empresa, onde puderam constatar o histórico apresentado sobre os 43 anos de atuação da CBPM.