Eurasian Natural Resources: produção de minério cai 42% no 4ºtri08
A mineradora Eurasian Natural Resources Corp (ENRC), do Casaquistão, que é listada na Bolsa de Londres, afirmou que sua produção de ferro-liga e de minério de ferro caiu fortemente no quarto trimestre de 2008, conforme a demanda pelos materiais, usados na siderurgia, diminuiu.
A companhia, porém, não anunciou novos cortes de produção. A divisão de minério de ferro produziu 6,11 milhões de toneladas do material, uma queda de 42% em comparação com as 10,54 milhões de toneladas produzidas no quarto trimestre de 2007. A produção de alumínio, porém, subiu 181,8%, para 31 mil toneladas, na mesma base de comparação.
"Atualmente, nos sentimos confortáveis com os cortes feitos e com nossas perspectivas, ao menos para o primeiro semestre de 2009", afirmou o executivo-chefe da empresa, Johannes Sittard. "No entanto, continuamos monitorando a situação de perto", acrescentou.
A divisão de ferro-liga da ENRC, incluindo aquisições recentes, produziu 704 mil toneladas de minério de cromo nos três meses encerrados em 31 de dezembro, uma queda de 27,2% em relação às 967 mil toneladas produzidas no mesmo período do ano anterior.
A produção de ferro-liga caiu 22%, para 290 mil toneladas, em comparação com 372 mil toneladas um ano antes. O Credit Suisse destacou que os resultados da produção da ENRC no quarto trimestre refletem a fraca demanda pelos principais produtos da empresa, ferro-liga e minério de ferro, mas disse que isso não deveria ser uma surpresa para o mercado.
"Apesar do baixo preço dos metais neste primeiro trimestre de 2009, o caixa líquido de US$ 2,7 bilhões da empresa a coloca em uma posição forte para tirar vantagem das oportunidades", observou o banco. "O principal risco é de que a Kazakhmys (mineradora também listada em Londres) seja forçada a vender parte de sua fatia de 26% na ENRC em consequência da fraqueza do cobre."
Fonte: Agência Estado