Exportação de aço pela China atinge em janeiro pior nível desde jul04

As exportações de aço pelo Japão e pela China atingiram em janeiro o menor nível em mais de quatro anos, por causa do impacto da crise econômica global sobre os setores automotivo, de construção, utensílios domésticos e maquinário, de acordo com dados do escritório de estatísticas de ferro e aço do Reino Unido (ISSB, na sigla em inglês).

A China, que liderou as exportações no ano passado, com 56 milhões de toneladas, exportou apenas 1,7 milhão de toneladas em janeiro, a quantidade mensal mais baixa desde julho de 2004. Em comparação com janeiro do ano passado, a queda foi de 56%.

Ante o pico de 7,8 milhões de toneladas atingido em agosto de 2008, a queda foi de 78%. Enquanto isso, o Japão, o segundo maior exportador mundial, com 37 milhões de toneladas no ano passado, exportou apenas 1,9 milhão de toneladas em janeiro, a menor quantidade desde janeiro de 2001, 35% abaixo do registrado em janeiro do ano passado e 50% a menos que o pico de 3,8 milhões de toneladas de março de 2008.

Geograficamente, as exportações da China para a União Europeia foram 61% menores em janeiro na comparação com igual mês do ano passado; para os EUA, México e Canadá, caíram 38%, e para o restante da Ásia foram 70% menores.

Fonte: Agência Estado

Fique por dentro das novidades