MGB promove palestras sobre geodiversidade em Morro do Chapéu

O Museu Geológico da Bahia (MGB) promoveu duas importantes palestras durante a 14ª Semana de Museus. A primeira sobre o Geoparque Morro do Chapéu: Proposta, proferida pelo geólogo sênior do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Antonio Dourado, seguida da palestra Patrimônio Arqueológico de Morro do Chapéu – Pinturas Rupestres, ministrada pelo professor titular de arqueologia da Universidade Federal da Bahia, Carlos Etchevarne.
A Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) de 16 a 22 de maio, este ano teve como tema central "Museus e Paisagens Culturais", tendo o MGB sido inscrito e selecionado para fazer parte do evento. Estavam presentes uma plateia representativa de dirigentes de órgãos estaduais e federais ligados às geociências, professores e pesquisadores de universidades, comunidades de Morro do Chapéu e o público em geral.
A palestra sobre a proposta para implantação de um Geoparque em Morro do Chapéu já tem um formato quase consolidado, embora tenha trazido ainda diversos questionamentos de natureza geocientífica, geoambiental, histórica, turística, econômica e cultural, visando o desenvolvimento na região de natureza sustentável.
Pelo exposto, após o encontro percebe-se como consequência que novos ambientes para essa discussão deverão surgir. A palestra sobre Patrimônio Arqueológico de Morro do Chapéu enriquece e vem reforçar a necessidade de preservar esse vasto patrimônio para a criação desse Geoparque.