Siderúrgicas chinesas adiam pedido de minério à espera de preço menor.
As siderúrgicas deverão utilizar seus estoques até lá. O minério de ferro acumulado nos principais portos chineses totalizava 70,12 milhões de toneladas na sexta-feira, de acordo com dados fornecidos pela consultoria Mysteel. Esse volume é 750 mil toneladas inferior ao registrado na semana anterior, o que confirma a visão de que as siderúrgicas domésticas estariam importando menos minério no ambiente atual. O encarregado de importações de matéria-prima e exportações de aço da siderúrgica chinesa Hebei Iron & Steel Group, Duan Guomian, afirmou que sua empresa parou de comprar minério de ferro no mercado à vista e "está tentando todos os meios de adiar o recebimento do minério contratado". Grandes siderúrgicas do mundo estão cortando a produção em até 35%.
A maior empresa norte-americana desse setor, a U.S. Steel, disse na semana passada que estava demitindo 2% de sua força de trabalho. Nesse cenário, as principais mineradoras já anunciaram cortes de produção. A principal exceção é a BHP Billiton. A Rio Tinto na semana passada informou que está reduzindo a produção de minério de ferro na mina de Pilbara, em Western Australia, em cerca de 10%. Antes disso, a Vale já havia dito que iria cortar 30 milhões de toneladas anuais na sua produção de minério de ferro, o que representa 9,2% do total de 325 milhões de toneladas que estavam previstas para 2008.
A Fortescue Metals Group, que disse anteriormente que seus embarques para a China estavam sendo adiados, também já anunciou que sua produção de minério de ferro em 2008 ficará 10% abaixo do planejado inicialmente. Os preços dos metais, de maneira geral, caíram 35% em apenas quatro semanas no mês passado, o maior declínio já registrado, de acordo com o Barclays Capital. Os preços do paládio, um ingrediente fundamental em conversores automobilísticos, estão em baixa de 70% desde meados do ano, já que os compradores de carros estão cada vez mais escassos. Pelo menos metade da produção de alumínio mundial agora registra prejuízo. O cobre acumula queda de 50% deste abril.