CBPM e Setur avaliam andamento do Projeto Estrada Real “Caminhos da Bahia”
O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a CBPM e a Setur, firmado em 2014, com o objetivo de potencializar a atividade turística nos 17 municípios cortados pela Estrada Real entre Jacobina, no centro-norte do estado, e Rio de Contas na Chapada Diamantina. Isoladamente a CBPM já tinha iniciado a pesquisa em 2013 para traçar o trajeto, com a identificação de trechos com calçamento e pontos de alta atratividade turística através de georreferenciamento.
Durante o encontro com o presidente da CBPM, Alexandre Brust, e o diretor Técnico, Rafael Avena Neto, além de técnicos envolvidos no projeto, José Alves ratificou a continuação do acordo e liberou a realização da próxima campanha de campo, programada para o próximo dia 07 com duração de 11 dias. Durante a viagem será feita uma verificação detalhada do trajeto da Estrada Real para identificar pontos que não tenham sido registrados e catalogados.
Nesta primeira etapa o Projeto Estrada Real tem uma extensão 634,9km, sendo 45.9km com calçamento. Em cinco campanhas de campo, realizadas até o momento, cerca de 300km foram mapeados a pé, com centenas de pontos coletados e mais de oito mil registros fotográficos.
O referencial teórico para a pesquisa foi a viagem de Joaquim Quaresma Delgado a pedido da coroa portuguesa, registrada no livro "Caminhos do Sertão" e a expedição de Theodoro Sampaio, descrita na publicação "O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina".
Posteriormente será realizada a última campanha de campo para a elaboração do relatório final do projeto, com a seleção de trechos para proposição de possíveis ações de divulgação turística. Já foi definida também a elaboração de um livro da série "Publicações Especiais", editados pela CBPM.